Time que não escreve, não se desenvolve
Esse hábito me trouxe muitos benefícios e aposto que vai te ajudar a conduzir projetos de forma mais profissional
Faz um certo tempo que vi no LinkedIn um post que dizia algo como:
“Time que não escreve, não se desenvolve.”
Infelizmente acabo de me dar conta de que não salvei a publicação, então vou ficar devendo o autor. Mas concordo plenamente e vejo muita gente tropeçando exatamente nesse ponto.
Algo que faz parte da minha rotina é começar boa parte das atividades abrindo um arquivo e escrevendo. De forma livre mesmo, sem roteiro, sem perfeição e sem preocupação com grafia ou pontuação. O objetivo é despejar tudo o que está na minha cabeça sobre o tema e só depois transformar isso em algo estruturado.
Esse hábito me trouxe muitos benefícios.
O primeiro é que consigo organizar, clarificar e enxergar meus próprios pensamentos. É nesse momento de registro que percebo o que estava confuso. Assim, as ideias ganham forma e posso refiná-las com mais precisão.
O segundo é que, quando escrevemos, uma ideia começa a se tornar concreta e acessível. Eu sempre digo que o que está apenas na cabeça não está em lugar nenhum. É abstrato, se perde fácil e custa mais para ser compartilhado.
O terceiro ponto é sobre otimizar o tempo. Que atire a primeira pedra quem nunca viu uma pessoa explicando o mesmo assunto 10 vezes e marcando reuniões desnecessárias. Desperdício de tempo e energia.
Quando você registra algo, pode compartilhar o material com várias pessoas ao mesmo tempo, sem ruídos, e cada uma poderá consultar quando quiser. E tudo bem se não estiver finalizado, você pode deixar claro que é um rascunho em evolução.
Além disso, a escrita abre espaço para que outras pessoas contribuam de forma mais assertiva, deixando comentários com sugestões. Assim, um projeto vai sendo moldado em conjunto com o time.
E ah, a cereja do bolo é que você pode usar IA para te ajudar a organizar o conteúdo e deixá-lo mais didático. Só lembre de revisar o resultado para garantir que a essência das suas ideias não foram alteradas.
Minha intenção não é entregar um modelo pronto, mas te convidar a incorporar esse hábito no dia a dia. Aposto que isso vai te ajudar a se estruturar e conduzir projetos de forma mais profissional.
Resumindo:
• Abra um arquivo
• Coloque tudo o que vier à mente
• Releia, ajuste e complemente
• Se precisar, utilize uma IA para tornar o texto mais didático
• Compartilhe com o time e deixe aberto para comentários
Se esse conteúdo te ajudou, compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho. E não esquece de me seguir também no Instagram @darel.com.br.
Até mais :)


Se algo não tá escrito, ainda é sonho, e não objetivo!