SXSW, conexões humanas e combate à solidão
Por que combater a solidão e fortalecer comunidades se tornou essencial – para pessoas, marcas e negócios.
Você sente solidão com frequência? Se a resposta for sim, saiba que não está sozinho. Estamos diante de um problema global.
No SXSW, um dos maiores eventos de inovação e criatividade do mundo, o tema mais debatido foi justamente esse: o combate à solidão e a importância das conexões humanas.
Sim, o tema da solidão ultrapassa as conversas em rodas de amigos - que muitas vezes falam do tema com certa vergonha - e tem se tornado um problema crescente em todo o mundo.
A cidade de Seul anunciou um investimento de US$ 327 milhões para combater a solidão, tornando-se a mais nova integrante do grupo de governos que estão adotando políticas públicas para combater o isolamento social.
O Japão, por exemplo, enfrenta a crise dos "hikikomori", jovens que rompem vínculos e vivem isolados, com cerca de 1,5 milhão de pessoas nessa situação, muitas delas vivendo trancadas em seus próprios quartos.
Em 2018, a Inglaterra criou o Ministério da Solidão (ou, oficialmente, Subsecretaria de Estado para a Solidão), que já teve quatro integrantes.
De acordo com uma pesquisa global feita pelo Gallup em 142 países, um em cada quatro indivíduos enfrenta solidão severa a moderada.
Diante desses dados, é inegável que temos uma problema e eu poderia me alongar citando diversos cases de marcas que apostam em ações que fortalecem as conexões humanas e a formação de comunidade, mas vou destacar uma notícia recente me chamou atenção:
O Reddit, uma rede social bem semelhante a um fórum, com um forte senso de comunidade, se tornou a plataforma com o maior crescimento em receita de anúncios, superando até mesmo o TikTok.
Coincidência? Acho que não.
Bem, diante desse cenário, fica claro que as marcas que criam conexões de verdade já estão se destacando — e vão ganhar ainda mais espaço no mercado.
Com isso, deixo aqui a provocação: A sua estratégia possui ações que visam criar relações de confiança e um senso de comunidade baseados na autenticidade?
Ou apenas falando no modo automático?
E, para finalizar essa seção, vou deixar um um trecho de um artigo que curti bastante:
No geral, defendemos isso: os negócios precisam melhorar. E não podemos melhorar se não priorizarmos relacionamentos, ação coletiva e solidariedade para atingir sistemas regenerativos. Então, vamos começar a pensar em comunidades e sobre como entrelaçar comunidades ao nosso redor e nossos desafios mais urgentes desbloqueará grandes oportunidades.
💡Achadinhos
[1] Tira do Papel: um canal no Youtube que é terapêutico. Assistir um vídeo do Tiago brisando - como ele mesmo gosta de falar haha- me traz uma maravilhosa sensação de paz, além de me fazer aprender demais sobre processos criativos.
[2] A regra dos 5 segundos de Mel Robbins: adorei ver a própria deusa Mel Robbins falando sobre como a regra dos 5 segundos pode mudar a sua vida. O vídeo é em inglês mas tem como escolher a opção com legenda.
[3] Filme Iceman: e vamos de mais uma indicação no Youtube. Conta a jornada de preparação de Anders, um atleta que resolveu fazer as modalidades e distância do Iron Man, só que na Antártida!
🚿Cantando no chuveiro
A dica do Cantando no chuveiro vai para a minha playlist Jantinha, que você pode escutar enquanto toma banho ou prepara uma ~jantinha.
Ps: Tenho apego pelo meu Spotify com playlists organizadas <3
Espero que você tenha gostado desta primeira edição! Vou adorar receber feedbacks e trocar ideias sobre os temas que trouxe aqui - ou qualquer outro. ✨

