GPT-5 está on!
Foco na área da saúde, ataque ao Lovable e o fim do Duolingo.
Ontem rolou o lançamento do GPT-5 da OpenAI, que promete ser mais dinâmico, com respostas humanas e, também, mais preciso na geração de códigos de programação. Assisti quase 1h20 de vídeo no YouTube e tô aqui, nessa news fora de época, para falar dos highlights e das minhas percepções.
Em uma tacada só, derrubaram o Lovable e o Duolingo
Ok, estou exagerando. Não derrubaram, mas deram uma bela cutucada. Mostraram melhorias na criação de projetos front-end, como a interface de um site, apenas com um comando no prompt. Sim, se você nunca mexeu com algo parecido, saiba que é possível criar protótipos de sites, aplicativos e dashboards apenas escrevendo textos — inclusive, falei disso na última news. Reforçaram como é possível transformar uma ideia em um projeto real usando só prompts, muito parecido com o que o Lovable faz. Durante o lançamento, desenvolveram ao vivo um site para aprender francês, com quizzes e jogos. Seria o fim do Duolingo?
Voice chat: mais uma ameaça para o nosso amigo Duo
Sobre essa funcionalidade, me considero suspeita pra falar. Já testei todo tipo de IA e, sinceramente, acho o GPT muito melhor. Se você discorda, por favor me conte qual prefere, porque estou curiosa.
Sempre que uso o voice chat, só falo em inglês, assim me obrigo a praticar. E sim, já fiz exercícios, pedi correções e tive longas conversas haha. Acho ótimo para quem quer praticar idiomas. Agora, lançaram uma função específica para aprendizado e mostraram como o GPT pode te ajudar a aprender coreano, por exemplo.
Como eu disse, sou suspeita, porque já uso para esse fim e quero ver se essa nova função realmente traz muita diferença. Mas já adianto: curti a ideia de aprimorarem para esta finalidade!
Se eu fosse um profissional da saúde, ficaria de olho nos próximos lançamentos
O tema da saúde foi comentado em vários momentos do lançamento, com direito a cases e pessoas falando como a ferramenta ajudou a guiar algumas decisões. Tenho apostas fortíssimas que a OpenAI vai investir pesado e lançar produtos específicos para a área.
Talvez um pouco polêmica e sem querer anunciar o fim do mundo, mas ou você se une e usa a IA para aprimorar e otimizar seu trabalho, ou vai ser vencido por ela. E aqui falo especialmente para médicos, nutricionistas, personal trainers, que às vezes não estão tão por dentro do assunto. Não dá para ignorar que as pessoas estão recorrendo a IAs para fazer o trabalho desses profissionais.
Acredito que o melhor caminho não seja travar uma guerra e virar hater, até porque isso não vai mudar o hábito das pessoas que já utilizam para estes fins. A questão é: como você pode incorporá-las no seu dia a dia para dedicar seu tempo a tornar seu atendimento cada vez mais humano, atencioso e até formar comunidades? Um papo para aprofundar em outra news, mas já deixo essa provocação no ar pra você que é da área.
A vida fica mais fácil para quem não quer trabalhar tanto o prompt
Se você, assim como eu, usa IAs com frequência, sabe que muitas vezes precisamos dar aquele empurrãozinho para as coisas acontecerem. Caso contrário, ela se limita estritamente ao que você escreveu. Mas o GPT-5 promete ter um raciocínio mais apurado, antecipar explicações sobre suas decisões e até justificar melhor as ações.
Vem aí uma linguagem mais humana
A nova versão também promete segurar a mão nos usos de emojis e também no tom exagerado e efusivo. Vou testar nos próximos dias, porque confesso que já tinha deixado de usar o GPT para escrever textos faz tempo.
Em resumo: sem grandes revoluções, mas sim mais um passo do GPT para se tornar uma ferramenta mais completa. Acredito que vamos viver mais dessa fase — melhorias contínuas, corrida por quem entrega e integra melhor — do que uma era de grandes novidades disruptivas. Até porque, convenhamos, já estamos vivendo um avanço absurdo.


