4 lições do Peter Deng sobre carreira
Insights valiosos de quem já liderou produtos em OpenAI, Instagram, Uber e Facebook
Há alguns dias, ouvi o episódio do Lenny's Podcast com Peter Deng, que já liderou times de produto em gigantes como OpenAI, Instagram, Uber, Facebook e outras empresas.
Quando alguém com toda essa bagagem fala, paramos o que estamos fazendo para escutar. E com muita atenção. Por isso, não apenas escutei, como fiz questão de assistir tomando notas. Várias partes desse episódio ficaram dias ressoando na minha cabeça!
Considerando isso, acho super válido compartilhar alguns highlights dessa conversa, seja você CLT, PJ ou até mesmo empreendedor, porque são dicas que valem para qualquer área.
Vou compartilhar mais o que ele falou sobre carreira, mas há partes mais técnicas sobre a área de produtos também. Quem quiser conferir a conversa na íntegra — o que eu recomendo fortemente — é só clicar aqui. E as 4 lições são:
1. Tenha mentalidade de crescimento
Peter fala sobre como ele faz questão de conduzir a última etapa da entrevista para assegurar que a pessoa tenha mentalidade de crescimento — o famoso Growth Mindset. De querer ser 1% melhor todos os dias e, não apenas querer, mas de fato agir para tornar isso realidade.
2. "Diga que você vai fazer, diga que está fazendo e depois diga que fez"
Reporte seu trabalho sem precisar ser questionado por isso. Use sua autonomia para resolver problemas e buscar ajuda. E, o mais importante — na minha visão: não tenha medo de ter conversas difíceis com sua liderança.
3. Priorize estar em lugares onde você esteja sempre aprendendo
Quando questionado sobre como passou pelas gigantes do mercado, ele responde que foi pela vontade de aprender mais. Por mais que tenha passado 9 anos no Facebook, Peter fala que foram 9 anos em que esteve constantemente aprendendo e, quando achou que não tinha mais o que extrair dali, pediu para sair.
Sinceramente, como alguém que trabalha com tecnologia, acho que é impossível pensar em crescer nessa área sem estar disposto a estudar e aprender constantemente.
4. Faça a coisa que você acha que é certa, porque a indecisão pode te prejudicar lá na frente
O tópico da autonomia é explorado ao longo de toda a conversa e Peter bate muito nessa tecla. Então, deixe o medo de lado, tome uma decisão e comece a agir de acordo com ela.
Como falei no início do texto, esses são apenas alguns pontos que achei interessantes. Espero, de coração, que esse conteúdo tenha te ajudado de alguma forma :)
P.S.: Sim, essa newsletter está em formato diferente, sem o "Achadinho" e o "Cantando no chuveiro". Quero estar mais presente aqui, como se fosse um bate-papo nosso mesmo, sabe? E, possivelmente, as indicações não vão mais estar em todas as edições.
Me conta o que achou? E se quiser trocar mais ideias, me adiciona no LinkedIn e manda uma mensagem por lá. Vou adorar!
Até a próxima💫


