3 pontos na campanha da TRESemmé que merecem sua atenção
Dá pra perceber que teve gente envolvida na construção da ideia e não apenas uma IA. Gente que entende de nuance, de sentimento, de verdade. E que bom que isso ainda existe.
Imagine lançar um produto de beleza que promete selar o cabelo por 72h, combater o frizz e impermeabilizar os fios, e convidar ninguém mais, ninguém menos que Maria Bethânia para protagonizar a campanha. Sim, ela mesma: o ícone da liberdade, identidade e resistência estética, que jamais pensaria em "domar" os próprios cabelos.
Parece loucura? Eu sei. E é justamente aí que a nova campanha da TRESemmé se destaca.
A marca reuniu duas figuras opostas e igualmente influentes: Sabrina Sato, com os cabelos perfeitamente alinhados, representando quem vai usar o produto, e Maria Bethânia, representando quem não quer e não vai usar o tão incrível Coat Spray Selagem Impermeabilizante.
Vamos aos três pontos que me chamaram atenção e que fazem essa campanha valer a conversa:
1. Marketing reverso bem aplicado
A campanha se desenrola em uma série de vídeos guiados por um roteiro um tanto quanto provocador: "Não use esse produto se você não quiser."
Em vez de insistir nos benefícios, a marca opta por um contraponto ousado: você não precisa usar este produto. Mas, se quiser, tudo bem. A escolha é sua.
Esse é um exemplo clássico, e bem executado, de marketing reverso, uma técnica que, além de gerar curiosidade, cria identificação e, paradoxalmente, provoca desejo.
É uma abordagem cada vez mais comum entre marcas que querem se posicionar de forma ousada, especialmente com um público mais jovem, questionador e cansado de discursos de venda tradicionais.
2. A exaltação da liberdade de escolha — em um nicho que sempre impôs padrões
Em vez de vender uma transformação milagrosa, a TRESemmé entrega algo mais valioso: liberdade. Liberdade para experimentar ou recusar. Para dizer “isso não é pra mim” sem culpa. Para ser quem você é, com o cabelo que quiser, do jeito que quiser.
Em um dos vídeos, Sabrina pergunta: “Bethânia, alguém já tentou mudar o seu cabelo?” E Bethânia responde: “Eu ceder quando tenho prazer, confiança e bem-estar é muito difícil.”
Como assim uma mulher ousa se sentir plena sem estar com o cabelo milimetricamente alinhado? E, mais ainda: como uma marca respeita essa escolha sem tentar vendê-la como errada?
O universo da beleza ainda insiste que precisamos caber em um molde para sermos felizes ou aceitas.
Sinceramente? Eu tô no bonde das que cansaram disso. De campanhas que me dizem como devo me apresentar para agradar aos outros, sem sequer considerar as minhas vontades, prioridades e o que realmente me faz feliz.
3. É realista — e isso gera identificação e confiança
Uma das minhas partes favoritas é quando Sabrina diz que dá trabalho manter o cabelo dela. Pasme: é óbvio que dá trabalho. E é dito com naturalidade.
O roteiro não tenta esconder que existe esforço. Não há mágica, nem perfeição instantânea. Há realidade. E isso conecta.
Com leveza e bom humor, a campanha entrega uma provocação poderosa: Você com a sua verdade. Eu com a minha. E cada uma sendo feliz do jeito que é.
Em tempos em que sobram conteúdos com fórmulas mágicas e imposições disfarçadas de conselho, ver uma campanha que celebra a liberdade de escolha, sem pressão, é de uma sensibilidade rara.
Dá pra perceber que teve gente envolvida na construção da ideia e não apenas uma IA. Gente que entende de nuance, de sentimento, de verdade.
E que bom que isso ainda existe.
💡Achadinhos
Nas últimas semanas voltei a escutar o Desenrola, o podcast do The Summer Hunter, que traz assuntos aleatórios, relevantes e boas discussões. Super presente nos momentos de lavar a louça!
🚿Cantando no chuveiro
Dominguinho, o novo álbum do João Gomes, tá o puro suco da brasilidade. Se ainda não escutou, escute. A minha faixa preferida é Mete um block nele (que eu já era fã da original e agora sou fã da versão deste álbum também.)
Se você chegou até aqui, obrigada por ler esta news <3 Se quiser trocar ideias ou dar sugestões, só me chamar aqui ou em uma das minhas redes sociais (:


